Gemas orgânicas, as pérolas são muito delicadas. São Porosas e têm dureza de 3 a 5 anos. Por essa razão, não devem ser limpas com jato de vapor ou em aparelhos de limpeza com ultra-som.
As pérolas cultivadas exigem mais cuidados do que as naturais, principalmente quando dispostas em fios. A gordura da pele e de alguns cosméticos podem penetrar na camada de nácar e até invadir o núcleo da gema. Geralmente acompanhada de poeira, essa gordura compromete o brilho natural da gema.
Ao contrário do que muita gente ainda acredita, pérolas não combinam com água. Jamais devem ser usadas em piscinas, praias ou durante o banho. Perfumes, laquês e outros produtos químicos não são bem-vindos. Secador de cabelos também deve ser evitado.
Depois que forem usadas, devem ser limpas apenas com uma flanela limpa a seca. Isso é suficiente para tirar o excesso de poeira, gordura e suor. Para evitar riscos, devem ser guardadas separadas de outras joias. E, para manter a segurança de colares e pulseiras, os fios devem ser reenfiados pelo menos 1 vez a cada 2 anos.
Como faço para limpar a prata, quando fica muito escura,
sem danificar as pérolas. Desde já agradeço…