Pingente Lembrança do Batismo Prata 925
Medidas: 2,00 cm (com argola) x 1,40 cm
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Envie-nos um e-mail: contato@marciojoalheiros.com.brO Batismo é um rito, feito normalmente com água sobre o iniciado através da imersão, efusão ou aspersão. Este rito de iniciação está presente em vários grupos, religiosos ou não, onde destacam-se os cristãos. O batismo é o sacramento através do qual o Sacrifício Pascal de Jesus Cristo se aplica às almas, tornando-as, em primeiro lugar, filhas de Deus Pai, mas também membros da Santa Igreja de Cristo e abrindo o caminho para a salvação eterna.
Significados
O termo é a transliteração do grego “βαπτισμω” (baptismō) para o latim (baptismus), conforme se vê na Vulgata em Colossenses 2:12. Este substantivo também se apresenta como “βαπτισμα” (baptisma) e “βαπτισμός” (baptismós), sendo derivado do verbo “βαπτίζω” (baptizō), o qual pode ser traduzido por “batizar”, “imergir”, “banhar”, “lavar”, “derramar”, “cobrir”, “tingir” ou “purificar”, conforme utilizado no Novo Testamento e na Septuaginta.
As abluções do Antigo Testamento (Hebreus 6:2 e Hebreus 9:10) foram traduzidas por “batismos” no grego koiné, que é o usado no Novo Testamento. Através da discussão entre os discípulos de João e os discípulos de Jesus (João 3:25-26) vemos que as purificações “καθαρισμός” (katharismós) são usadas como sinônimos de batismo.
Esta é a mesma palavra usada em Lucas 2:22, quando Maria vai apresentar Jesus. Referindo-se ou período de purificação próprio das mulheres que tinham filho, como está na lei mosaica.
Em Marcos 7:4, onde o termo não representa o batismo cristão, o verbo é traduzido em diferentes versões da Bíblia por lavar, ou, literalmente, batizar.
Os textos em Marcos 10:38 e Lucas 24:49 enfatizam o batismo como rito de passagem.
A transliteração, portanto, se justifica diante do universo semântico apresentado.
Sacramento
Segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica, a Luterana e a Reformada, o batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina da Igreja Católica, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação.
Na Igreja Católica, o batismo é dado às crianças (batismo infantil) e a convertidos adultos que não tenham sido antes batizados validamente (o batismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega diretamente de Deus independentemente da fé pessoal, embora não da intenção, do sacerdote).
“O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” .
O batismo perdoa o todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Os apóstolos impunham as mãos e batizavam e conferiam as virtudes e dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é um filho de Deus e um membro da Igreja e também pertence para sempre a Cristo, se perseverar até o fim em integridade.
A Igreja Católica e as tradições Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas insistem no batismo às crianças porque “tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus“, isto faz com que as pessoas não têm o direito de durante seu crescimento pecar novamente já que Jesus Cristo não voltará a terra para novamente morrer na cruz e dar-lhes o direito de ser perdoados. Ainda segundo a doutrina da Igreja Católica, embora o batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da fé (batismo de sangue), […] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem batizados porque Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita.
Do mesmo modo, as Igrejas Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas também ministram o batismo às crianças e a adultos sem batismo considerado como válidos anteriormente. Dentro do conceito de validade, apenas os Luteranos e Anglicano mantém como válido todos os batimos cristãos, excetuando-se apenas dos grupos considerados pela Ortodoxia Cristã como para cristãos (Adventistas,Testemunhas de Jeová e Mórmons). Já nos grupos Reformados (Presbiterianos e Reformados) e nos grupos Metodistas existem diversas versões sobre aceitação ou não do batismo ministrado pela Igreja Católica Romana.
Ordenança
Segundo algumas denominações, o batismo é entendido como ordenança, isto é, ele é uma ordem. Porém deve se ter o cuidado de que não é o rito em si o que salva, nem a quantidade de água.
O batismo deve externar a aliança com Cristo, representando uma realidade interior (I Pedro 3:21). No caso de batismo de bebês, de nada adianta batizar se não houver ensino. Jesus ordenou que seus discípulos batizassem e ensinassem a guardar os seus mandamentos (Mateus 28:19-20).
Simbolismo
A água simboliza purificar e lavar.
Se por imersão, ainda assim deve haver o derramamento de óleo sobre o batizado, simbolizando o derramar e lavar do Espírito Santo e o ser revestido de Cristo. , muda-se vida – morte para o mundo, e levanta para a vida em Jesus.
A borrifação de óleo e de sangue se reporta ao Antigo Testamento, nos ritos de purificação, a qual era tipo da purificação pelo sangue de Jesus Cristo. Assim como acontece com o derramar da água, a maior dificuldade é de cunho cultural, visto que para um hebreu esta forma de purificação já era entendida.
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