Safira Padparadscha
Para muitos, safira é sinônimo de pedra azul. Mas o que alguns não sabem é que existem muitas outras cores desse mineral, que são vendidas a preços módicos, mesmo sendo, em alguns casos, mais raras que a original. Foi determinado pela ICA que safiras na cor vermelha seriam chamadas de rubi. A questão que ficou no ar foi: qual será a denominação para safiras rosas? Afinal, o rosa é só um vermelho mais claro, dizem alguns. Dentre as pedras neste tom está a Padparadscha, uma das safiras mais raras do mundo.
Entre os especialistas, a definição de seu tom exato é sempre causa de briga: laranja avermelhado, rosáceo ou vermelho rosado. Alguns comerciantes tambérn colocam em pauta que não só as pedras encontradas no Sri Lanka, que possuem tons pastéis devem ser consideradas, já que também existem jazidas dessas no Vietna e na África.
O valor da Padparadscha quase se equivale ao preço da safira azul, e apesar de a sua cor ser muita discutida, sua magnitude e beleza em tons e nuances, não o é. Seu nome tem origem na palavra cingalesa que significa flor de lótus e, junto ao rubl, é a única pedra que tem nome próprio, mas que também pode ser classificado como uma sub-variedade da pedra vermelha. As mais preciosas Padparadscha são aquelas totalmente naturais, sem nenhum sinal de tratamento químico. Também é levada em consideração a clareza e o quão vivaz é a cor. As gemas de tons claros são mais difíceis de manusear e esculpir, já que o corte deve ser preciso para que elas reflitam a luz de forma mais eficaz.
Para adquirir uma pedras dessas, consulte sempre antes o tamanho exato que deseja, para que a compra dá pedra não seja feita de forma errada, pois raramente os fornecedores de pedras aceitam devoluções.